COMO REDUZIR OS CUSTOS LOGÍSTICOS?

WhatsApp Image 2018-04-18 at 16.59.13Garantir uma boa gestão de custos logísticos é fundamental para manter os processos eficientes, além de garantir bons resultados — como uma lucratividade satisfatória que permita manter a empresa competitiva no mercado.

Para isso, é preciso conhecê-los, organiza-los e monitorá-los constantemente, evitando que ultrapassem o limite do ideal.

Afinal, o que são os custos logísticos?

Os custos logísticos são todos os gastos relacionados às atividades logísticas de um negócio. Entre eles, podemos destacar a armazenagem, o transporte e a frota.Eles são considerados o segundo mais importante — perdendo apenas para o dos produtos — e, também, são os que mais oneram o faturamento. É aí que surge a necessidade de planejar e controlar por meio de uma gestão eficaz.

Como funciona a gestão de custos logísticos?
Divisão de gastos
O ponto mais básico de uma boa gestão de custos logísticos é separar os gastos fixos dos variáveis. Assim, torna-se possível identificar quais deles são supérfluos (e podem ser reduzidos ou eliminados) e de que forma eles impactam na precificação dos serviços.

Estrutura de custos
É a separação dos custos e a identificação da participação de cada um deles nos gastos totais da empresa em determinado período. Por meio dela se consegue acompanhar a evolução deles nas atividades. Ela pode ser dividida da seguinte forma:suprimentos: custo de aquisição;gestão de estoque: armazenagem (operacional), estoques (imobilizado), ruptura (perda), embalagens;transporte: entregas (operacional), gestão de documentos;gestão da frota: aquisição de veículos, manutenção;custos administrativos: mão de obra, material auxiliar;custos financeiros: investimentos em melhorias operacionais.

Metodologias de custeio
Metodologia de custeio é a forma como uma empresa define o preço de venda dos serviços. A ideia é separar os custos fixos dos variáveis e definir a participação deles na precificação final. Basicamente, existem 3 métodos:custeio por absorção: trata-se da apropriação de todos os custos (fixos e variáveis, diretos e indiretos) gerados com o uso dos recursos voltados para a prestação dos serviços. Esses gastos são distribuídos entre as demandas atendidas;custeio variável: o custo final do serviço é a soma dos custos variáveis, dividido pela produção (demandas atendidas), enquanto os custos fixos são considerados diretamente no resultado do exercício;custeio padrão: se baseia em um custo definido previamente. Ele indica o “custo ideal”, que deve servir de base para controle, conhecimento das variações e análise da eficiência da produção.

Por que ela é tão importante?

Fazer a gestão de custos logísticos é importante para que os gestores tenham conhecimento sobre os custos envolvidos nas operações.A partir do momento em que se tem essa noção, a tomada de decisão de melhorias se torna mais direcionada, além da possibilidade de reduzir os gastos sem influenciar na qualidade dos serviços prestados.Assim, consegue-se aumentar a eficiência dos processos, aumentar a lucratividade e tornar a empresa cada vez mais competitiva no mercado.Como podemos ver, a gestão de custos logísticos é fundamental para uma empresa tornar as atividades mais enxutas.Isso influencia diretamente na precificação dos serviços, o que ajuda a atrair mais clientes para o negócio. Sendo assim, podemos dizer que uma boa administração dos gastos ajuda a garantir não só a perenidade do negócio, mas também o seu sucesso no mercado.

Texto: Logística em foco

about author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *